Curso de Artes Cênicas da UFSC promove exposição e aula magna

14/03/2019 12:27

O curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina realiza nesta quinta, dia 14, a exposição-instalação A beleza de nossos corpos negros
e aula magna sobre teatro negro contemporâneo. Os eventos são organizados pela coordenação do curso de Artes Cênicas em parceria com o grupo Kurima Mulheres
Bantu MUDEMPODIRO e Coletivo Kurima – Estudantes Negras e Negros da UFSC. A exposição estará disponível até o dia 29 de março, no Hall do Bloco D do
Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A aula magna contará com a participação da palestrante Julianna Rosa de Souza, professora substituta
do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Sobre a exposição-instalação

De 14 a 29 de março

A exposição-instalação tem como proposta da curadoria “A mostra 8M/ 2019 Mulheres”, que traz o ensaio fotográfico em seu recorte de gênero e outras imagens relacionadas, para serem tratadas no mês de março junto com ações e temáticas envolvendo os direitos das mulheres. Performances e rodas de conversas com temas como: o enfrentamento às violências contra as mulheres e suas interseccionalidades e, questões que afetam especificamente as mulheres afrodiaspóricas e africanas. As discussões envolverão principalmente as temáticas que tecem reflexões sobre os corpos de mulheres negras, estética negra, artes, cultura, teatro, artes negras da cena, raça, negritude, branquitude e feminismos negros.

A vinda da exposição-instalação “A Beleza de Nossos Corpos Negros, do projeto Dossiê Kurima – Estética Negra” é uma iniciativa da coordenação do curso de Artes Cênicas para a recepção da calourada 2019, uma ação que acontece em parceria com a Kurima Bantu Mulheres MUDEMPODIRO e o Coletivo Kurima – Estudantes Negras e Negros da UFSC.

Realização: Kurima Mulheres Bantu MUDEMPODIRO e Coletivo Kurima – Estudantes Negras e Negros da UFSC

Fotografia: Diana Souza

Coordenação Geral e Curadoria: Roberta Lira

Montagem: Ricardo Murdock e CAAC

Parceria: Coordenação do Curso de Artes Cênicas

Apoio: CCE

Local: Hall do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Sobre a aula

Este encontro tem como objetivo trazer alguns conceitos teóricos sobre a noção de teatro negro, seus significados e possíveis dramaturgias. Dando prioridade para o fazer teatral contemporâneo, será exposto também algumas contradições internas e suas implicações em relação a personagem e a afirmação estratégica da identidade negra.

Julianna Rosa de Souza atua como professora Substituta no Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. É Mestre em Teatro, com dissertação defendida sobre a “Dramaturgia da Dança dos Orixás” – prática artística de Augusto Omolú. É doutoranda em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro PPGT-UDESC. Suas pesquisas concentram-se na área de: Teorias e Práticas do Teatro, atuando nos seguintes temas: dramaturgia, teatro negro, identidade e diáspora africana.

Data: 14 de março

Abertura da exposição: 19h, no Hall do Bloco D, CCE

Período da exposição: de 14 a 29de março

Aula magna: 20h, Caixa Preta, Bloco D, CCE