13º edição do FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação

12/09/2022 19:34

Começa na próxima terça-feira, dia 13 de setembro, o FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação, com 25 ações. Presencial e online, o 13º edição segue até 15 de setembro, com espetáculos de cias do Brasil e da Holanda, oficina e mesas de conversas. Duas estreias estarão no palco do festival: “Oroboro”, da cia XPTO (São Paulo/SP), e “JOE 5”, da Duda Paiva Company (Holanda). Tudo gratuito.

 

O espetáculo que abre a programação é “Às Sombras de Anita”, da cia O Sombrista (Turvo/SC), no dia 13 de setembro, em dois horários (10h e 15h), no Teatro Carmem Fossari (UFSC), sempre com bate-papo após as sessões. No corpo do trabalho de teatro de sombras, inspirado na vida de Anita Garibaldi, audiodescrição aberta e entrega de texto em braile para a plateia, colocando em evidência e debate a acessibilidade no teatro.

 

No mesmo dia, espetáculo “JOE 5” da Duda Paiva Company (Holanda), que marca a abertura oficial do festival, estreia no Brasil, às 20h, no canal de YouTube do FITA.  A cia é dirigida pelo brasileiro que dá nome ao grupo e é referência em teatro de animação na Europa. No solo criado ainda antes da pandemia, o cenário de um mundo pós-apocalíptico é explorado e a humanidade é questionada. Após o espetáculo tem mesa de conversa com o diretor Duda Paiva, com os professores convidados Felisberto Sabino da Costa (ECA – USP) e Dalmir Rogério Pereira (EMAC-UFG), com mediação  de Sassá Moretti (UFSC).

 

No segundo dia de FITA tem companhia catarinense e de Minas Gerais. O espetáculo “Felpo Filva”, da cia Cirquinho do Revirado (Criciúma/SC), será apresentado no dia 14, às 10h e 15h, no Teatro Carmem Fossari (UFSC), com bate-papo após as sessões.

 

No mesmo dia, no canal de YouTube do FITA, às 15h, vai ter sessão do espetáculo “O Som das Cores”, da cia Catibrum Teatro de Bonecos (Belo Horizonte/MG), seguida da mesa de conversa “Acessibilidade no teatro de animação”, com Adriana Focas (Catibrum Teatro de Bonecos) e Natália Rigo (UDESC).

 

Outra atividade formativa do segundo dia do FITA, às 19h, no canal do FITA no YouTube, é a mesa de conversas “Diálogos sobre o teatro de sombras: ‘Uakitu – O amigo do vento’ – Entreaberta Cia. Teatral”, com Fabiana Lazzari (UnB) e Maysa Carvalho, com mediação de Sassá Moretti (UFSC).

 

Enceramento com estreia de espetáculo brasileiro em SC

 

“Oroboro”, da cia XPTO (São Paulo/SP), que estreia em SC no festival, encerra o 13º FITA, no 15. Serão duas sessões, uma às 15h e outra às 20h. Neste espetáculo, um náufrago à deriva é hostilizado por urubus e resolve atirar-se ao mar, mergulhando nas águas profundas do oceano. Numa ilha próxima, uma misteriosa serpente deixa um estranho ovo que provoca a curiosidade e a ambição dos seres que habitam o lugar. Nesta montagem, repleta de humor, mistérios e trapaças, o mito de OROBORO – a serpente que devora a própria cauda – representa alegoricamente o caráter cíclico da existência.

 

O espetáculo da cia paulistana também será apresentado online, no canal do FITA no YouTube, às 10h. E no mesmo dia, às 12h30, tem a Intervenção “O Abismo”, com (A)Gentes do Riso (Florianópolis/SC), na Praça da Cidadania (UFSC – Trindade).

 

O FITA também estará em creche, asilo e escola municipal de Florianópolis por meio do FITA Visita. Espetáculos das cias de Florianópolis B’Ro. Arte Comunicativa e Tissier serão exclusivas para seus estudantes, professores e funcionários dessas instituições. Na Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea, duas oficinas Confecção de Bonecos de Sucata serão ministradas pelo bonequeiro Bento Manoel Ribeiro Tacques Neto.

 

Além das apresentações acessíveis, o festival promove a oficina “O surdo e as máscaras neutras”, com Natália Rigo (UDESC) e Sassá Moretti (UFSC), destinada ao público surdo, no último dia de festival, às 9h, e a Mesa de conversas “Acessibilidade no teatro de animação”. Ambas atividades são gratuitas e estão com inscrições abertas.

Programação FITA