Carta de apoio à Cinemateca Brasileira

24/08/2020 18:31

Carta de apoio à Cinemateca Brasileira da Sociedade brasileira dos estudos do Cinema e Audiovisual (SOCINE)

A SOCINE se soma às manifestações em defesa da Cinemateca Brasileira, órgão público federal cujo acervo é reconhecido como fundamental para a salvaguarda do patrimônio audiovisual do país, englobando não apenas filmes e fitas, mas também um amplo e valioso acervo documental constituído por livros, roteiros, cartazes, fotografias de cena, reportagens e manuscritos, entre outras fontes fundamentais para estudos. A Cinemateca em risco coloca também em risco a pesquisa e o ensino sobre o cinema e televisão no Brasil.

A crise que assola a instituição há alguns anos ganhou tons dramáticos desde dezembro de 2019, com o rompimento pelo governo do contrato de gestão então vigente com uma organização social, sem a apresentação de nenhuma alternativa para manter a Cinemateca em funcionamento. Essa atitude irresponsável e inconsequente revela o desprezo e o despreparo do atual governo em relação a algo tão precioso quanto à preservação da memória audiovisual brasileira, colocando a Cinemateca em risco ao não garantir condições para que a instituição cumprisse sua missão de preservar e dar acesso ao acervo. A recente demissão de todo o seu corpo técnico, após meses sem receber salários em plena pandemia, é a expressão mais cruel dessa situação.

A sociedade civil tem se mobilizado em defesa da Cinemateca e é nosso dever reafirmar a importância da instituição para os profissionais do meio audiovisual e para todos os pesquisadores do campo do cinema e audiovisual, que encontram na SOCINE sua principal associação. O número expressivo de filmes, programas de televisão, experimentos audiovisuais, eventos, livros, artigos, teses e dissertações que usam os materiais do acervo é o exemplo mais contundente da sua relevância. Incentivar a valorização desse acervo como fonte de saber e documento histórico é indicar a necessidade de sua preservação para as novas gerações. O ataque à Cinemateca é não só um ataque à memória, mas também às possibilidades futuras para projetos nas áreas da ciência, da educação, da arte e da cultura brasileiras.

A SOCINE vem a público exigir que o governo garanta, de forma transparente e na urgência que a situação obriga, os meios para que a Cinemateca Brasileira volte a ter condições de funcionamento, com o devido orçamento e a recomposição de seu corpo técnico, de forma que a tragédia que vem sendo anunciada não se concretize.