INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ART ALÇANDO VOOS… PARABÉNS!

20/11/2020 20:12

O aluno de cinema, Brendon Mota Alves, recebeu a melhor avaliação no Departamento de Artes pelo seu trabalho de Iniciação Científica (PIBIC), intitulado Autoria e autonomia narrativa em créditos de abertura, sendo, portanto, selecionado para participar das apresentações orais do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (30º SIC). As apresentações acontecerão de forma remota, em sala virtual na plataforma Conferência Web na quinta-feira, dia 26/11/2020, de acordo com programação divulgada nos sites do SIC e do PIBIC (tabela completa aqui).

A pesquisa de Brendon, sob orientação da professora Patricia de Oliveira Iuva, teve como objetivo a problematização da esfera paratextual da sequência de créditos cinematográficos com intuito de estudar suas regras, composições, funcionamento e descontinuidades. Os questionamentos balizadores foram: como tais paratextos operam noções de autoria no campo do audiovisual; e que experiências estéticas paratextuais referentes às sequências de créditos irrompem contra as regularidades impostas pelo discurso cinematográfico da transparência. A abordagem teórico-metodológica amparou-se na arqueologia de Michel Foucault, o que orientou a escolha do corpus para as sequências de créditos de 3 filmes: Irreversível (2002), Enter the Void (2009) e Clímax (2018). Tratam-se de experiências estéticas que tensionam as regularidades discursivas instituídas pelo campo disciplinar dos créditos de abertura através de gestos transgressores de criação com a assinatura autoral do diretor dos filmes: Gaspar Noé. O resultado da pesquisa gerou um vídeo-ensaio, que pode ser conferido abaixo junto aos trabalhos dos outros bolsistas PIBIC do ART.

Através da participação nas apresentações, Brendon estará concorrendo aos prêmios previstos: o trabalho melhor avaliado na apresentação oral será premiado com inscrição e passagens de ida e volta para participação na 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na qual ocorre a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), bem como com uma bolsa no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais) destinada a auxiliar nos custos de hospedagem e alimentação durante o evento.

Autoria e autonomia narrativa em créditos de abertura, realizado por Brendon Mota Alves

OUTROS TRABALHOS  PIBIC 2020 DO ART

A poética do contágio em ‘O tribunal da quinta-feira’, de Michel Laub, realizado por Marthina de Alexandri Baldwin

Memória do/no pós-cinemas: agenciamentos audiovisuais extra-fílmicos: crítica cinematográfica audiovisual – os vídeo-ensaios de Kogonada e Every Frame a Painting, realizado por Bernardo Schmitt